segunda-feira, 14 de maio de 2012

Objetivo deste Blog

O principal objetivo deste blog é compartilhar macetes jurídicos que possam auxiliar os internautas concurseiros de plantão ou àqueles que estão se preparando para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A prática jurídica, na maioria das vezes, não requer "decoreba", pois é livre a consulta de leis, doutrinas e jurisprudência, mas quando o objetivo é passar em concurso público ou até mesmo no exame da OAB, é imprescindível que se decore a maioria dos dispositivos legais para não cair nas famosas "pegadinhas".

A lista quilométrica de assuntos exigidos nos concursos públicos pode ser desesperadora para algumas pessoas que desconhecem as ferramentas que possibilitam a memorização de maneira fácil e rápida. Algumas dessas ferramentas são:

1) Acrônimo: É uma palavra formada pelas letras ou sílabas iniciais de palavras sucessivas de uma locução, ou pela maioria destas partes. Sigla e acrônimo não significam a mesma coisa:
A sigla é pronunciada segundo a designação de cada letra, como no caso de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), pronunciada "Cê" "Ele" "Tê", enquanto o acrônimo é pronunciado como uma palavra só, respeitando a estrutura silábica da língua, como no caso de OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Um exemplo de acrônimo para memorizar os princípios fundamentais elencados no artigo 1º da Constituição Federal é o Socidivaplu, criado pela Professora de Direito Constitucional Valéria Dell'Isola. Garanto que Socidivaplu não é nome de xarope contra tosse.


SO CI DI VA PLU
  
Dos Princípios Fundamentais
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.


2) Mapa mental: É o nome dado para um tipo de diagrama, sistematizado pelo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual, para a compreensão e solução de problemas; na memorização e aprendizado; na criação de manuais, livros e palestras; como ferramenta de braingstorming (tempestade de ideias); e no auxílio da gestão estratégica de uma empresa ou negócio.

Fonte: Google Imagens

3) Paródia Jurídica: A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra musical já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto jurídico, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para facilitar a memorização de dispositivos e conceitos jurídicos. 




EMOÇÕES COM A AUTOTUTELAMúsica: Emoções – Roberto Carlos

Paródia: Emoções com a autotutela - Prof. Flávia Cristina Moura de Andrade

Quando eu estou aqui a vida parece tão bela
Cantando pra vocês princípio da autotutela
Pois o judiciário só anula os atos ilegais
O efeito é ex tunc entrar no mérito jamais
Mas a administração também poderá revogar
Ato inconveniente, agora falta só cantar
Que o efeito é ex nunc, é bem fácil lembrar
No exame eu sei, eu vou gabaritar
Se sorri ou se chorei,
O importante é que agora eu passei

4) Vínculo e associação: Cria-se um vínculo entre o que  já foi memorizado (não precisa ser algo relacionado ao Direito) e o que se deseja memorizar. Em regra a associação daquilo que se deseja memorizar é feita com algo que não tem nada a ver com o estudo em si, mas que nos remete a ele.



O STF possui quantos Ministros?

S = Somos                         Time de futebol = 11 jogadores
T = Todos
F = Futebol                   STF = 11 ministros

Fonte desconhecida



Agora que sabemos o que é Acrônimo, Mapa mental, Paródia jurídica e Vínculo e Associação, semanalmente serão disponibilizados macetes jurídicos aos internautas interessados em memorizar temas do direito exigidos nos concursos públicos do Brasil.

Fui!!!




 

Todo o conteúdo textual aqui apresentado pertence ao Blogger Macetes Jurídicos, exceto quando informado ao contrário. Toda informação disponibilizada neste Blogger pode ser reproduzida e copiada sem a necessidade de prévia autorização DESDE QUE este Blogger seja citado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário